
Megalártia - Celebração dos Grandes Pães 1ª ed
A.Demétrios H.S.R.
12/20/20252 min read


Dezembro é o mês de encerramento da safra dos cereais de inverno: aveia, cevada e trigo. A 1 º edição da Megalártia, Festa dos Grandes Pães, vem para celebrar as dádivas alimentícias oferecidas à humanidade pelas Grandes Deusas Deméter e Koré, concluindo o ciclo agrícola e o crescimento dos grãos.
Deméter Megalartos, que “traz grandes pães”, era homenageada com este festival em diversos locais em datas distintas, como em Delos, Delfos, Corintho, a cretense Eleutherna, Tessália.
Deméter e sua Filha eram compreendidas com um par quase indissociável, recebendo as seguintes denominações pelo mundo grego: “As Duas Deusas”, “As Grandes Deusas”, “As Deméteres”.
Celebração da comunidade politeísta helênica
Casa de Deméter:
Quando: durante o período da terceira dezena de dezembro, ficando a cargo de cada um ou pequenos grupos escolher os dias para os festejos. O importante durante todo esse período é a vivência mental na temática de celebração da fartura, abundância e nutrição proporcionados pelas Duas Deusas.
Oferendas: pães e bolos feitos dos respectivos cereais, ou do tipo cheio de sementes diversas; formato a escolha, podendo ser na forma de semente, porco ou decorado com símbolos de Deo. Outros: libações de água fresca, mel, leite, cerveja, carne de porco, grãos dos cereais em questão.
Decoração: o símbolo principal é o pão, espigas de aveia, trigo e cevada. Pode-se decorar somente o altar, e se possível, o ambiente onde reside, promovendo maior imersão desse período sagrado. Pode-se adicionar outros elementos presentes na iconografia das Duas Deusas: porco (fertilidade), papoula, tochas (ou lamparinas), jarros de água, utensílios usados na prática agrícola. Tudo pode ser representado em miniaturas.
Outras divindades que se associam a temática agrícola: Hélios, divindade solar; Poseidon e Zeus, divindades das águas (subterrâneas e celestes); Triptolemus, herói eleusino servidor das Deusas, entre outros.
Proposta adicional: Deo é a deusa nutridora por excelência, portanto, sugiro que como gesto devocional sejam realizadas doações em prol da alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade ou a entidades filantrópicas que já atuam nessa área.
Desenvolvimento: este plano é bem aberto para que qualquer um possa entrar no clima da festividade da maneira que lhe for possível.
Sugestões:
elabore uma série de ações devocionais, que pode ser somente alguns dos 10 dias do período, como: dedicar poemas, discursos sagrados com reflexões acerca da temática em sua vida e as Deusas;
dedicar um dia para cada divindade envolvida no processo da agricultura,
realizar o de rito de oferenda propriamente dita: no início, meio ou final do período; o rito pode ser o Padrão formal ou adaptado. Confira modelos aqui https://casadedemeter.com.br/ritualistica-basica
Dedicar apenas Preces, no formato de hino homérico ou órfico. A prece é pessoal e segue estrutura semelhante ao dos hinos. Além de poder utilizá-los também. Para conferir hinos e outros elementos associados aos deuses acesse:
https://www.helenos.com.br/demeter
https://primeiros-escritos.blogspot.com/2014/04/hino-orfico-40-demeter-de-eleusis.html
https://www.theoi.com/Cult/DemeterTitles.html
Algumas referências bibliográficas:
Two excerpts from the dossier of regulations of the Labyadai at Delphi CGRN 82
Excerpt from the sacrificial calendar at Kamiros (concerning sacrifices to the Damateres) CGRN 149
“The Name of Demeter Thesmophoros”, de Allaire B. Stallsmith.
“Ancient greek cults, a guide”. Jennifer Larson.
Conheça mais sobre a relação de nosso grupos e as Duas Deusas: https://casadedemeter.com.br/as-grandes-deusas
